O nosso comunicado representa o motivo pelo qual muitos brasileiros reclamaram no final da semana passada, não conseguindo acessar sites ou até mesmo fazer ligações de seus celulares (TIM). Veja o que aconteceu:

1- Indisponibilidade dos domínios .BR

Enfrentou problemas para acessar domínios nacionais no dia 06/05? Não se assuste, foi um problema gerado pelo Registro.BR - órgão que regulamenta o registro de domínios nacionais -  na atualização de alguns de seus clusters de servidores. O problema começou a ser anunciado por usuários brasileiros no Twitter no período da tarde. Sites famosos, como grandes jornais ou portais de conteúdo estavam inacessíveis. A indisponibilidade não atingiu a todos os domínios .br, mas grande parte de seu banco de dados ficou indisponível por um período de tempo.

Em comunicado divulgado pela entidade, Frederico Neves, diretor de tecnologia do Registro.BR (disponível aqui) informou que a indisponibilidade ocorreu por volta das 16 horas, quando um dos clusters de servidores [abe].dns.br ficou inoperante. Todo o serviço (do primeiro cluster afetado) teve a sua volta a normalidade exatamente às 18:10h.

Segundo o próprio Frederico Neves, “Informações detalhadas sobre o problema serão publicadas tão logo tenhamos uma análise detalhada do ocorrido”. Ambos os comunicados estão disponíveis no site da Registro.BR.

Mas os problemas de sexta-feira não pararam por aí, veja:

2- Pane da Intelig foi causada por Fibra Óptica partida

Segundo comunicado oficial divulgado pela TIM – nova controladora da Intelig – os problemas de indisponibilidade da última sexta-feira foram causados pelo rompimento duplo de uma das fibras ópticas no backbone da mesma. Segundo o comunicado, oficialmente a empresa reconhece como período de indisponibilidade das 11:40h às 15:30h, quase 4 horas de serviço indisponível.

A falha afetou clientes – corporativos – de todos os cantos do país, deixando indisponíveis os serviços de telefonia e dados. Nem mesmo alguns milhares de assinantes da TIM ficaram de fora da indisponibilidade. As pessoas que buscavam ligar através de seus celulares recebiam a mensagem em tela que a rede estava sem sinal, impossibilitando ligações ou envio de mensagens de texto.

O problema ocorrido com a Intelig também afetou grandes empresas, como a AES Eletropaulo (concessionária de energia elétrica de São Paulo) e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações.). O escritório da HostDime também passou por alguns minutos de instabilidade, que logo foi contornado pela redundância de fornecedores que possuímos por aqui.

Falhas Ocorrem

Em ambos os casos, entendemos que falhas podem ocorrer, porém sempre nos precavemos para que nossos clientes fiquem o máximo de tempo com seus serviços disponíveis, de acordo com a nossa política de redundância.

 

Créditos: http://blog.hostdime.com.br/novidades/noticias/intelig-e-alguns-dominios-br-down/

 



Monday, May 9, 2011





« Back